top of page

CHI CHI LE LE

Uhuuuu

Acabei de chegar do Chile e estou super empolgada para compartilhar minhas experiências por lá e tentar ajudar vocês a fazerem a viagem o mais barato possível.

Vou separar por categorias, e por fim, coloco o roteiro que tracei e consegui seguir direitinho.

Como ir? Bom, como já falei nos posts anteriores, poucas vezes eu viajo comprando passagem, e dessa vez não foi diferente. Achei passagem por 20.000 pontos ida e volta saindo de Salvador para Santiago. Um valor realmente muito bom, pois nessa mesma época, de junho, só um trecho para São Paulo estava 26.000 pontos, então, valeu muuuuito a pena. Maaas, se você ainda não tem pontos suficientes para pegar uma passagem, pagar R$ 800,00 ida e volta sai bem em conta também.

Onde ficar? Como já falei, quanto mais pessoas viajam com você mais barato fica tudo, inclusive a hospedagem. Desta vez fiquei em um hotel mais chique, o Best Western Las Condes, porém consegui muitos descontinhos pelo hoteis.com e paguei 700 reais em 5 diárias para dois. Nada mal para o luxo do hotel. porém, gastar menos em bem fácil. Hotéis no centro costumam ser mais baratos, e até mesmo alugar flats ou apês. Vale a pena dar uma pesquisada.

O que fazer? Booom... o Chile tem muitos atrativos, por isso é importante que você saiba o que quer fazer e conhecer. Tem estações de ski, o deserto do Atacama, Santiago, cidades litorâneas... as opções são inúmeras, então foque no que você quer nesta viagem. Eu optei por Santiago, Vina del Mar e Valparaíso, sendo as duas últimas no litoral. Não fui para nenhuma estação de ski porque já skiei em Bariloche e por isso não tive interesse em ir novamente, porém peguei algumas informações de valores para passeios na neve.

Eu fiquei ao todo 5 dias no Chile. 4 dias em Santiago, e 1 dia (fui e voltei no mesmo dia), em Vina del Mar e Valparaíso.

1º dia: Comecei meu tour pela tarde. Fiz, Plaza de Armas, Palácio de las Monedas, Catedral, Mercado Central, Museu de Arte pré-colombiana. Todos esses locais é possível conhecer andando. Tem uma estação de metrô que chega na praça de Armas e de lá é possível passar uma manhã ou tarde indo nesses locais, todos bem perto um dos outros. Desses locais, o único que paga para entrar é o Museu. Eu que amo história, adorei o lugar. Não me lembro quanto custou a entrada, mas acho que foi uns 4.000 pesos, mais ou menos uns 20 reais. Almocei no mercado central. A especialidade dos restaurantes de lá é frutos do mar. Comi um ceviche que custou 3,500 pesos, mas estava divino. O melhor que já comi.

Jantei em um restaurante típico chamado Los Canallas. Lugar aconchegante com comida muito bem servida, onde um prato para 4 comem 6 pessoas tranquilamente e de todos os restaurantes esse foi o mais barato (cerca de 24.000 pesos o prato para 4 pessoas, uma média de 130 reais). Se for lá, não deixe de beber um Maremoto. Delicioso.

2º dia: Fui ao Cerro Santa Lucia. Um "parque" gratuito que em que embaixo tem uma praça e depois você sobe caminhando até o topo. Nada muito alto nem muito longe. Lá é possível tirar umas boas fotos por conta do verde que tem em volta. Em seguida almocei no Patio Bela Vista. Uma espécie de "shopping" que tem apenas restaurantes. Muito bons, porém caros. Gente, quando eu disser caro é o preço de restaurante em Salvador (que eu também acho caro hahah). No que escolhi para almoçar pedi um Gnocchi ao molho quatro queijos que custou entre 50 e 60 reais. O preço de bons restaurantes italianos em Salvador. Estava delicioso e veio uma quantidade generosa. Em seguida fomos caminhando à Casa de Pablo Neruda, que atualmente é um Museu. Não lembro quanto custou a entrada, mas para quem gosta do escritor, vale a pena ir lá e conhecer a história dela. Logo ao lado da casa de Neruda, tem o parque Metropolitano que se encontra embaixo do Cerro San Cristóbal. Para subir ao cerro tem um carrinho que custa o equivalente a 14 reais, se minha memória (péssima, vale ressaltar), estiver certa. Lá do alto é possível ver uma boa parte de Santiago.

A noite jantamos no Shopping perto do hotel, o Parque Arauco na TGI Friday. Assim como no Brasil, uma media de 30 a 40 reais o hamburguer com fritas.

3º dia: No terceiro dia, pela manhã fui passear pelo parque Arauco ( fui andando mesmo). É uma praça bem grande e bonita. Boa para passear, andar de bicicleta, fazer piquenique. De lá fui no Shopping Parque Arauco que fica ao lado. Esse shopping tem uma parte aberta com vários restaurantes bons e fast foods como o TIG Fridays. Vale a pena dar uma passeada e comer por la. Como em todos os lugares a média de preço é de 50 a 60 reais a refeição. Pela tarde fiz o passeio na vinícola Concha Y Toro. Comprei aqui no Brasil o passeio que custou 130 reais pelo site da decolar.com . Ficou mais em conta que comprar lá. A van me pegou no hotel e depois me levou de volta. O passeio vale muito a pena, e comprar o vinho lá também está saindo mais em conta que no Brasil. Uma garrafa de Casilero del Diablo (o vinho mais famoso da casa) estava lá na vinícola 20 reais mais barato que na nossa pátria amada. Encerrando o dia, jantei no restaurante Como água para chocolate. Muito famoso, possui pratos deliciosos e com a média de preço já citada. A sobremesa é divina e o atendimento ótimo. É aconselhável que faça reserva, porém como eu não tinha feito, fui jantar em torno das 20:30 e não tive dificuldades para encontrar uma mesa.

4º dia: Neste dia fui visitar Vina del Mar e Valparaíso. São duas cidades litorâneas bem próximas uma da outra e a mais ou menos uma hora e trinta minutos de Santiago. Resolvemos alugar um carro, por dois motivos: ia sair mais barato que pagar um passeio, e para não ficamos presos à excursões que tem horários restritos de lugares pré determinados. O carro foi alugado na empresa econorent.cl e ficou 100 reais a diária de um bom carro. Valparaíso, ao meu ver, é um local apenas para passar, tirar uma foto e ir embora. No dia que eu fui não tinha muitos atrativos, um museu, umas lojinhas e um funicular (um carrinho que sobe as ladeiras da cidade). Segui para Vina del Mar que fica a uns 20 minutos de distância. Linda cidade, com uma orla ótima para passear, andar de bike ou sentar em um quiosque. Almocei lá, no restaurante Divino Pecado. Restaurante pequeno e aconchegante, com comida deliciosa e na mesma faixa de preço. Ao voltar para Santiago, jantei no Ocean Pacific. Um restaurante temático, com decoração espetacular, mas não gostei da comida e outras pessoas que foram lá se também não saíram satisfeitas.

5º dia: Ultimo dia, tirei para conhecer o bairro Lastarria. É um bairro bem simples e romântico. Lá tem restaurantes e uma sorveteria muito famosa chamada La Rosa. Os sorvetes são deliciosos. Depois, fui de uber até o bairro da Costanera. Lá tem o Sky Costanera, um prédio de 300 metros de altura. O ingresso para subir custa em torno de 25 reais. De la do alto é possível ver toda Santiago. Para almoçar, fui andando até o restaurante El giratório, que fica no alto de um prédio e vai girando bem devagar. é possível ter uma vista de 360 graus enquanto você almoça ou janta. Foi o restaurante mais que caro que fui durante a viagem. Um prato custava em médio 70 reais.

Para jantar, foi novamente ao Parque Arauco, onde comi um bom italiano, no Rosso Italiano. Comida divina e o preço o mesmo de sempre.

Últimas dicas:

1. Santiago tem um metrô que corta praticamente toda a cidade, e isso é excelente. Gastando pouco é possível conhecer vários locais. O valor do metrô é em torno de 4 reais.

2. Quando quiser andar de carro, chame um uber. Usei várias vezes e gastei menos de 10 reais em cada corrida, e o valor do cartão de crédito vale a pena.. sai mais barato que pagar em dinheiro o táxi.

3. Definitivamente o único lugar no mundo que serve para compras é os EUA, então, brasileiro consumista que não aguenta ver uma Lacoste ou Victoria Secrets, nem se empolgue. Os preços de lá sao iguais aos do Brasil, o que significa que é caro do mesmo jeito. O que notei que valia a pena foi eletrônico. Computadores, Iphones, câmeras, etc.

4. Com exceção da passagem (que não paguei) e da hospedagem, levei 1000 reais para uma pessoa. Deu e sobrou! Comi em bons lugares mas não me esbaldei nas compras. Trouxe alguns vinhos, chocolates Milka para dar de presente (hihihi) e docinhos típicos. Encontrei uma boa promoção na Aeropotale no shopping parque Arauco (compre uma peça e leve outra), peguei uma calça e um sueter por 100,00 reais. Voltei com uns pesos de sobra que pagarei o cartão de crédito do uber. Se você quer gastar menos que isso é muito possível. procure restaurantes mais baratos, isso com certeza irá te ajudar.

5. Baixe o app do tripadvisor. Ele me guiou nas caminhadas pela cidade. Com wifi baixe o mapa da cidade, quando chegar ao bairro que você quer, basta escrever o nome do lugar que você quer ir e o app te guiará sobre como chegar andando.

6. O lugar mais barato que achei para trocar dinheiro foi na praça de Armas e no shopping Parque Aracuo. Com 1 real comprei 183 pesos. Foi a melhor cotação que encontrei.

7. O aeroporto é distante, então em média o táxi dará 20.000 a 22.0000 pesos.

8. Não conheço o famoso Vale Nevado, mas várias pessoas que foram me resumiram em: não tem nada e tudo muito caro. Soube que vale muito a pena ir para Farellones. é outra estação de ski mais em conta. Mesmo não indo, peguei o contato de um brasileiro que faz o passeio para lá. Foi o mais barato que me ofereceram. 15.000 pesos saindo de Santiago, indo para o Vale Nevado e para Farellones já com a roupa de neve inclusa. o nome dele é Igor e o Whats app é +5541 97581471

9. Santiago é uma cidade linda, organizada e segura. Não tenha medo de sair a noite andando, nem de usar seu celular. Os chilenos são muitos simpáticos e receptivos.

10. Se você for estudante, leve sua carteirinha, em alguns locais são aceitos para pagar meia entrada.

Espero ter ajudado e até a próxima dica.

Ja já começarei a falar das viagens de verão, já que no Brasil é verão o ano todo!


POSTS RECENTES:
PROCURE POR TAGS:
Nenhum tag.
bottom of page