top of page

Mi querida Ushuaia


Ah Ushuaia.. O que dizer de ti?

Para mim, amante da natureza, é como estar em Noronha, só que congelada hahaha

Ameeei a belíssima Ushuaia. Beleza natural que pode ser apreciada nas 4 estações do ano, e em cada uma delas há suas peculiaridades. Digam aí, é linda ou não é?

Agora, vamos ao que interessa? $$

Se eu disser que foi uma viagem barata estarei mentindo, porém, nada de absurdo e que com planejamento todo mundo não consiga fazer.

DICA 1: Em Buenos Aires troquei 1 real por 4,20 pesos. Porém em Ushuaia há muitos estabelcimentos que aceitam real com esta mesma cotação ou com cotações melhores de 4,60 até 5,00 como foi o caso do Hard Rock. Então leve pesos, mas leve real também para esses lugares.

Passagens aéreas:

Saindo de Salvador, gastei 1700 reais de aéro (ida e volta). Confesso que achei o preço salgado, porém não consegui comprar por pontos, não encontrei mais barato que isso e queria muito conhecer a Tierra del Fuego, então, fechei os olhos e investi no meu mais novo sonho. Me lembrei também que eu estava indo para o fim do mundo e que com certeza as pasasgens para lá não estariam a preço de banana hahaha

Onde ficar?

Como sempre falo, quanto mais você viaja, mais descontos e vantagens você tem. E foi justamente isso que aconteceu. Por conta de viagens anteriores acabei acumulando um desconto muito bom para a hospedagem que escolhi em Ushuaia. Um quarto triplo no hotel Altos Ushuaia que custou R$ 400,00 por pessoa do dia 21/06 a 26/06 (6 diárias). O preço foi ótimo, levando-se em consideração a qualidade do hotel. Foi muito boa a estadia e o hotel oferece uma vista incrivel da cidade. O único ponto não tão positivo é a distância do centro, já que ele fica um pouco mais afastado.

No entanto, no centro, há muitas opções de hotéis, cabanas e hostels, basta dar aquela pesquisada básica através do booking.com.br (para acumular descontos), ou hoteis.com (para ganhar diárias na próxima viagem).

O que fazer em Ushuaia?

Apesar de ser uma cidade pequena, com pouco mais de 90.000 habitantes, a Tierra del Fuego oferece vários tipos de passeios para o ano inteiro. Alguns passeios são específicos de algumas estações por conta do clima.

Como eu fui durante o inverno, vou falar sobre as atividades para esta estação.

  • Passeio no trem do fim do mundo + parque nacional da terra do fogo: Comprei este pacote de passeio pelo site da decolar.com e saiu em torno de 300 reais. Achei caro, mas por não encontrar muitas informações sobre se haveria a possibilidade de fazê-los sem agência, acabei comprando. Pois bem: 1º , o passeio de trem consiste em um passeio numa Maria Fumaça e dura em torno de 30 – 40 minutos; é legal por ser algo diferente, você vai ouvindo a história Fueguina ao longo da viagem e admirando a paisagem, que muda a cada estação do ano. 2º: O passeio pelo Parque Nacional Tierra del Fuego te leva a alguns pontos do parque, pontos muito bonitos e à Baía Lapataia, que é o ponto mais ao sul do mundo ainda preso ao continente. 3º, os dois passeios valem muito a pena e são praticamente orbigatórios para quem vai a Ushuaia e SIM, é POSSÍVEL fazê-los sem agência, principalmente se você estiver em um grupo de 4 pessoas para dividir um táxi. Você pode conversar com algum taxista e fechar um valor para ele te levar à estação de trem e depois te pegar no Parque Nacional (onde termina o passeio do trem) e te levar os principais pontos do parque. Se você tiver com quem dividir o taxi, provavelmente sairá mais barato que o pacote que paguei pela decolar.com.

  • Passeio pelo Canal Beagle: passeio de barco pelo canal beagle (canal que divide as águas dos Oceanos Atlântico e Pacífico). Este passeio sai do porto e leva a duas paradas: na ilha dos lobos onde é possível observar lobos marinhos e ao famoso farol da cidade. Durante a primavera e verão o passeio se estende até a pinguineira, onde é possível descer e ver os pinguis. Comprei este passeio também pelo site da decolar.com e custou R$170,00. Dê preferencia a fazê-lo pela tarde, assim, caso o tempo amanheça fechado dá tempo de melhorar e ter uma paisagem mais bonita, além de ser possível apreciar o pôr-do-sol, principalmente durante o inver que as 17:00 o sol já está se ponto. O visual é incrível.

  • Glaciar Martial: O glaciar fica a 7 km da cidade, aproximadamente. É muito fácil o acesso, é só ir de taxi. Não fica muito caro. Durante o inverno é possivel fazer skibunda e ski, o trekking é possível fazer a qualquer época do ano e é gratuito e seguro, basta seguir a trilha. O teleférico já tem alguns anos que não está funcionando. Para skiar custa $ 280,00 o aluguel do equipamento o dia inteiro e $ 200,00 pesos o aluguel da calça, também o dia inteiro. Neste local das atividades invernais o real estava custando 5,00, ótimo preço. Não é necessário pagar aula de ski, você vai cair com ou sem aula hahaha. Pegar o aluguel do dia inteiro vale a pena para que você tenha tempo de praticar bastante até conseguir skiar mesmo. Lá no Glaciar tem uma casa de chá muito famosa. Parece uma casa de boneca. Vale a pena a visita para um chá ou um delicioso fondue de chocolate.

  • Centro Invernal Tierra Mayor: O centro invernal fica um pouco mais distante. Se você estiver em grupo vale a pena pesquisar com um taxista quanto fica a corrida para lá. Caso contrário, vá a uma agência e pergunte quanto etá o transporte para lá. Eu paguei 150 pesos para voltar do centro até a cidade. O centro invernal tem diversas atividades: tem a moto de neve que custa 1.000 pesos a moto e podem ir até duas pessoas; tem o ski também, porém a pista para iniciantes eu não gostei (achei que a do Glaciar melhor); tem o skibunda também e o passeio de trenó puxado por cães Huskies. Eu não gosto de nenhum tipo de passeio que envolva animais. Aparentemente os cachorros eram bem tratados, porém ficavam em canis pequenos.. não sei como é o dia-a-dia dos cães, se saem para passear, mas enfim... passeios com animais só se eles estiverem livres em seus habitats.

Galeria Marítima: Parece ser um lugar muito legal, mas infelizmente não consegui ir pois deixei para uma segunda e às segundas o museu não abre!

O que comer?

Bom, antes de ir pesquisei alguns restaurantes em Ushuaia que variassem de um baratex à um bom restaurante, mas... acabei conhecendo apenas um baratex, o El Turco. Todos os dias almocei e jantei em restaurante um pouco mais caros, porém todos, muuuito bons. Em todos estes que vou citar abaixo os pratos variam em torno de 250 pesos (podendo ser mais caros ou mais baratos). Estávamos em 3 pessoas e cada pessoa pedia um prato e partilhávamos sempre de um vinho, água e coca. A conta variava em torno de 300 pesos para cada (podendo ser um pouco mais ou um pouco menos que isso). Vou fazer a lista do melhor de todos (na minha opinião), até o bom:

  • Kuar: Deliciooooso e nessa faixa de preço (250 pesos um prato) – San Martim

  • Chez Manu: como bom restaurante francês a comida é um pingo. Muito bem elaborada e gostosa, porém pouca. O restaurante mais caro que fomos em Ushuaia. Para uma ocasião especial, vale a pena. Cada pessoa pediu um prato, tomamos vinho, água, coca e uma sobremesa. Cada um pagou 170 reais. Um preço alto, porém, comparado ao nível do restaurante, um dele aqui em Salvador pagaríamos mais que isso.

  • Altos Andinos: Na avenida San Martim. A comida está na mesma média de preço, porém, no dia que fui (quarta-feira), havia uma promoção: 190 pesos por entrada + prato principal + bebida.

  • Bodegon Fueguino: um lugar lindo e aconchegante

  • Dublin Pub: como o nome diz é um pub então não tem comidas chiques. A pizza é gostosa e barata.

  • Hard Rock: como todos os Hard Rocks.. eu não gosto muito, acho a comida artificial, mas tem quem goste. Os preços são salgadinhos

  • Tratoria Martina: preços bons e comida boa.Nada de excepicional.

  • El Turco: comida boa e barata

DICA 2: Levei o suficiente para gastar 1000 pesos por dia, porém, por conta de ter comido e restaurante um pouco mais caros do que eu havia planejado, nos ultimos dias a grana já estava curta. Entçao, acho que uns 1300 pesos por dia é o suificiente para comer bem, pagar taxi, pagar entradas em museus, e comprar lembrancinhas.

Gente, lembrando que o intúito do blog é dar dicas de como gastar pouco nas viagens então sempre que dou valores não estou pensando nas comidas e hoteis mais caros nem em compras.

DICA 3: Conheçam Uhuaia. O fim do mundo é muito mais bonito do que imaginamos. Vale muuuito a pena. Cidade linda, pessoas sempre educadas e prestativas. Um sonho.


POSTS RECENTES:
PROCURE POR TAGS:
Nenhum tag.
bottom of page